sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Exposição Disciplina de Maquetes-Profe Ana Souto


 


 
Casa Osler-Marcio Kogan-escala 1/100-Profe: Ana Souto
Alunas: Lauren Klein e Vanessa Varisco

Casa Mar Azul-Bak Arquitetos-escala 1/50



Casa Mar Azul-Bak Arquitetos-escala 1/50- Profe: Ana Souto
Alunas: Daniele Schmitz e Francine Cardoso


 

O papel da Maquete no processo de projeto


O papel da maquete
 

A maquete assim como o desenho tem um papel fundamental no processo de elaboração de projetos de arquitetura. A maquete é um instrumento de visualização das ideias, materializa as intenções projetuais que podem ser apreciadas segundo uma ótica crítica. É um instrumento de estímulo à criatividade.

Durante o processo criativo são importantes os estudos por meio dos modelos de massa para analisar o conjunto da volumetria, composição e o impacto da sua implantação em relação ao entorno e a relação estabelecida com a área aberta.

A maquete alimenta a reflexão do arquiteto, estudante e revela-se de grande importância no processo de projeto. É um instrumento de geração formal, para testar ideias e enriquecer o processo de desenvolvimento interagindo com as demais linguagens gráficas. Mas muito importante é o desenvolvimento da percepção visual da forma, do espaço, geometria, proporção e escala. Elementos diretamente envolvidos no processo de geração de uma maquete.

O modelo físico como objeto de investigação para estudantes de arquitetura agrega fundamentos, processos e conhecimentos geralmente desfragmentados nas disciplinas do aprendizado arquitetônico. É notória sua importância no resultado projetual nas três etapas de desenvolvimento acadêmico do projeto: Partido/Anteprojeto/ProjetoFinal (que na acadêmica não é executivo), pois o envolvimento com este meio pode repercutir na tomada de decisão de uma ideia seja ela formal, estrutural ou qualquer outra análise atrelada ao projeto, transferindo do plano bi-dimensional para o tridimensional, ou mesmo do plano mental para o tridimensional.


Maquete Praça José Nazário,Novo Hamburgo- escala 1/250
Aluna: Cristiane Bernardes


Casa em Curitiba-Una Arquitetos- escala 1/100
Alunos: Renan Vergutz e Marina Oliveira


Maquete Praça José Nazário,Novo Hamburgo-escala: 1/250
Alunos: Renan Verguz e Marina Oliveira

MAQUETE CASA EM PARATI-MARCIO KOGAN-ESCALA 1/250



Alunas:Fernanda Linck e Kelly Schmidt escala 1/250
Casa em Parati -Arq. Marcio Kogan


 

Disciplina de Maquetes FEEVALE/2012-Profe: Ana Souto


casa Katz-BAK Arquitetos -escala 1/75
Alunos: Claudia Capello e Paulo César Gomes

Maquetes disciplina MAQUETES/FEEVALE/2012-2



Casa das Canoas-Oscar Niemeyer/ escala: 1:100 -Alunas:Natáia Breyer e Francine Cardoso

Trajetória Profissional Arq. ANA SOUTO

Sou arquiteta formada pela UFRGS, Mestre em Tecnologia da Edificação e Construção UFRGS/PROPAR (2002) e Doutora em Teoria História e Crítica de Arquitetura (2010) UFRGS/PROPAR. Trabalho com ensino de arquitetura Projeto Arquitetônico, Perspectivas, Conforto Ambiental,Paisagismo, Desenho Arquitetônico e Maquetes de papel a 13 anos. Tudo o que aprendi sobre maquetes ao longo destes anos foi de maneira muito prática, fazendo, cortando, colando e observando os materiais e os resultados obtidos. Atualmente sou professora da FEEVALE/NH,RGS onde ministro a disciplina de Maquetes. Todos os estudantes são cobrados a respeito das maquetes desde o primeiro semestre do curso, mas de fato quem ensina a fazer???? Tem disciplina de maquetes no seu curso de arquitetura???? Como tu vai fazer algo que tu não sabe???
Existe técnica para a realização de uma maquete?? Claro que sim.
A relação entre estudantes de arquitetura é de amor e ódio. Os que odeiam porque não sabem fazer e o resultado é um horror!!!Os que amam porque apresentam um resultado aceitável e não passam vergonha com as suas maquetes nos ateliers de projeto.